quinta-feira, 9 de abril de 2009

Santa Sara Kali

http://povodearuanda.wordpress.com/2008/05/24/santa-sarah-kali/

Santa Sara Kali

Caros Irmãos,
Hoje é um dia que eu não poderia deixar em branco em Povo de Aruanda, não sei se todos sabem mas trabalho com um espírito que afirma ter sido um Cigano quando encarnado, alguns sabem até mesmo o nome desse Cigano, mas como sempre digo não me importa muito o nome, quem ele foi em vida e sim o que ele vem fazer em Terra junto a Corrente Astral da Umbanda, eu sei que muitos não toleram nem mesmo ouvir falar que na Umbanda há uma Falange de Espíritos que dizem ter sido Ciganos quando encarnados, mas esta é a realidade querendo esses ou não, ninguém inventa espírito e se inventar difícil seria termos a presença desses amados espíritos na maioria dos Terreiros de Umbanda de nosso País, uns querem que eles falem em espanhol, outros em romani (romanês), mas a verdade é que espírito que chega dentro da corrente espiritual de Umbanda tem que falar a língua local, ou seja, em nosso caso o português, falo isso justamente porque já temos noticias de Terreiros na Venezuela, Itália, Japão, E.U.A e outros Países e como afirmei lá todos espíritos irão falar a língua compreendida por aquele país, ou ainda compreendida dentro do Terreiro.
Hoje é especial porque hoje é comemorado o dia de Santa Sarah Kali, para os médiuns que trabalham com os espíritos que afirmam terem sido ciganos em vida, Santa Sarah é saudada todos os dias, quando abrimos os olhos em nosso despertar e quando fechamos os olhos em nosso descanso merecido, pois vivemos em comunhão diária com esta Protetora do Povo Cigano.
Existe algumas Lendas a respeito da nossa amada Sarah que seria de suma importância relatar em nossa singela homenagem.
Dizem que as três Marias, Maria Madalena, Maria Jacobé e Maria Salomé (mãe dos apóstolos Tiago e João) seria jogadas ao mar numa canoa/barca sem remos e ou provisões, acompanhadas de uma das escravas de José de Arimatéia, Sara a Kali (romani/romanni/romanês, quer dizer negra).
Essa barca/canoa teria miraculosamente apostado numa praia próxima a foz do Rio Petit-Rhône, onde hoje se encontra hoje a igreja de Saintes-Maies-De-La-Mer ( Santa Marias Vindas do Mar), um lugar de peregrinação e de culto para Santa Sara Kali, que foi quem converteu os ciganos para o Cristianismo.
Das Marias, a história não guarda vestígios ou mesmo seus destinos, mas quanto a Sara, dizem que ela foi cuidada pelo povo cigano e o ajudou a tornar-se unido e a desenvolver-se como povo e como cultura.
Podemos notar que nesta lenda Santa Sarah Kali, não era uma cigana de nascimento, mesmo assim ela é aclamada pelo Povo Cigano como Rainha dos Ciganos, Protetora dos Ciganos e outros.


OUTRA
Outra lenda que achei aqui na internet e muito interessante por sinal é que Santa Sarah Kali seria serva e parteira de Maria e que Jesus a teria em alta estima por ela ter trazido Ele ao mundo.O que achei interessante que o site menciona este trecho:O texto apócrifo de Tiago mostra que os anjos trouxeram uma parteira, Sarah, que mal conseguia ver Maria, devido à luz que o espaço emitia. Sarah aproximou-se de Maria e observou que seus seios estavam cheios de leite, e que o nascimento de Jesus não tinha lhe tirado a virgindade. O bebé nasceu limpo, como se o parto tivesse sido dirigido pelos anjos e Sarah acompanhou a vida de Jesus com discrição. Provavelmente vivia com Maria, como escrava, Maria Madalena ou com José de Arimatéia, tio-avô de Jesus.
Após a morte de Jesus, os textos apócrifos relatam que as três Marias dirigiram-se para o sul da França, chegando entre 24 e 25 de Maio. Alguns relatos dizem que elas foram atiradas para um barco, sem remos ou provisões e que acabou por atracar na Praia de Maries-de-la-Mer, na foz do Rio Ródano.

OUTRA
Fala sobre o diklô (lenço) , que Sarah, a cigana escrava, foi jogada ao mar em uma barca/canoa sem remos e provisões em companhia das três Marias, José de Arimatéia e Trofino por perseguidores dos seguidores da Boa Nova, onde as três Marias puseram-se a rezar e a chorar, Sarah retira o diklô (lenço) da cabeça, clama por Jesus Cristo e faz a promessa que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito e como todos sabemos a barca/canoa atravessou o oceano e chegaram em Petit-Rhône, hoje Saintes-Maries-de-La-Mer, segundo Miriam Stanescon – Rorarni, princesa do clã Kalderash, há a possibilidade de ter nascido do gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço.

UMA LENDA ESPECIAL
Contam uma lenda que os restos mortais de Sara foram encontrados por um rei em 1448 e depositado na cripta da igreja de Saint-Michel, que também recebem em seu altar-mor um fragmento de sarcófago pagão do século III e uma pedra do altar do deu Mitra igualmente pagão, de origem oriental. No mesmo local em Saintes-Maries-de-La-Mer estão depositados os despojos de Maria jacobina e Maria Salomé.
O LENÇO
O lenço é um simbolismo forte entre os ciganos. Significa a aliança da mulher casada em sinal de respeito e fidelidade, eu quando criança lembro que muitas eram as mulheres que usavam os lenços e na maioria das vezes eram mulheres casadas, talvez o costume das mulheres não ciganas de usarem o lenço veio do Povo Cigano, hoje pouco são as mulheres que fazem uso do lenço. Na Cripta localizada em Saintes-Maries-de-La-Mer, são deixados milhares de lenços em sinal de graças de mulheres que engravidaram e tiveram seus filhos sadios. Os filhos para as mulheres ciganas são de suma importância, quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mas dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos, e a maior ofensa é chama-la de “Dy Chuço” (ventre seco).


OS MILAGRES DA SANTA SARAH KALI
Muitos são os milagres de cura realizado por esta Santa, as ciganas clamam muito a Santa Sarah para ajuda-las quando as mesma tem dificuldades para engravidar, também é de conhecimento de todos que muitos A clamam na hora do parto em dificuldade, ou ainda para os partos com risco de vida para a mãe ou a criança. Não podemos esquecer que muitos rogam a Santa Sarah pela prosperidade, a fartura em sua mesa.

CURIOSIDADES
KALI – Segundo alguns estudiosos esta palavra significa a negra, Sarah a Kali, Sarah a negra; também segundo outros a palavra Kali é a forma feminina da palavra kala, que significa “tempo”, outros ainda dizem que Kali (a negra) não seria correto e preferem usa a palavra com a letra “c” (Cali), pois acreditam que pode expressar preconceito racial.

SAINTES MARIES DE LA MER – é a denominação francesa “Santas Marias do Mar” que no dia de hoje recebe de braços abertos milhares de ciganos oriundos de toda parte do planeta, cidadezinha no litoral sul da França.


HOMENAGEM

Povo cigano
Povo errante, que vem do Oriente
Salve sua Força
Salve sua Luz
Povo que trilhou verdes penedos
Atravessou os cascalhos de rios cantantes
Coroados pela luz das fogueiras
Iluminados pela claridade do luar
Movidos pela antiga e mística Magia
Cuja sabedoria oculta
Traz a visão e os números
A arte de ler mãos e almas
Povo encantado
Povo marcado…….
Tens sob a alegria estes olhos tristes
Sob as vestes coloridas o coração dolorido
Quantos foram perseguidos e colocados sob grilhões…
Pois prender um cigano é decretar-lhes morte
Quanta superação, tanta riqueza de saber da alma humana
Ah, Povo cigano, com seu riso
Seu orgulho e altivez,
Elucida nossas mentes
Abra nossas almas
Desimpeça nossos atos
Livre-nos de todo o medo
Ensina-nos também
A dançar, cantar, viver de um amanhecer a outro
Da´-nos forças de cumprir nossos desígnios
Segue conosco nesta senda de incógnitas
Ajude-nos a desvendar estes mistérios
Resolver nossas próprias contendas
Termos fogo no olhar, vivacidade no sorriso
E Amor no coração
Salve Povo Cigano
Salve Sarah Khali!!!!!!!
OPTCHÁ!!!!!!!!

(A meu pedido este foi enviado para ser publicado em Povo de Aruanda no dia de hoje e minha linda irmã apenas disse para eu colocar como autor as iniciais A.D., ou seja, Autor Desconhecido, mas posso dizer que saiu dos dedos de uma dedicada irmã que mora aqui próximo a minha cidade)

E como não poderia faltar:

CULINÁRIA CIGANA


DOCE DE OURO DOS CIGANOS
Duzentos gramas de açúcar finoUma xícara de chá com águaCasca de uma laranjaSeis cravos da ÍndiaDois pedaços de canela em pau.Seis ovos, retire as claras bate em neve depois coloque as gemas e volta a bater até ficar cremoso.
MODO DE PREPARAR:
Coloque em uma panela a água com a casca da laranja, os cravos da índia e a canela em pau.Deixar ferver bem.Depois coe em uma peneira.Volta para a panela só o liquido e coloque o açúcar para fazer uma calda branca.Quando esta calda estiver fervendo vai jogando as colheradas dos ovos batidos.
OBS: Sempre é bom jogar de uma a duas nunca demais para não se juntarem.Quando ficar na superfície desta calda retire com uma espumadeira uma a uma,vai colocando em uma compoteira grande e bonita.
Quando acabar a sobra da calda coloque em cima de tudo um pouco fria.
Esta ai o doce de ouro o melhor o doce de ouro em calda dos ciganos.



BISCOITO DE CANELA
2 ovos1 e ½ xícara de chá rasa de farinha de trigo4 colheres de sopa rasa de amido de milho2 colheres de sopa rasa do Multi-Adoçante Lowçucar, ou Stevia Plus Lowçucar2 colheres de sopa cheia de margarina light2 colheres de chá rasa de fermento em pó1 colher de chá rasa de canela
Junte todos os ingredientes em um recipiente e misture-os formando uma massa homogênea. Unte uma forma com margarina e farinha. Faça bolinhas apertando-as com um garfo. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos.



PÃO COM FRUTAS
1 kg de farinha de trigo integral2 tabletes de fermento biológico2 copos duplos de água morna1 xícara de óleo1 colher de chá de sal natural4 colheres de sopa de açúcar mascavo1 xícara de frutas cristalizadas cortadasem pedaços pequenos½ xícara de uva passa
MODO DE FAZER
Dissolver o fermento na água morna,acrescentar o açúcar, a farinha, o óleo e o sal.Amassar bastante. Misturar as frutase dividir a massa em 2 partes iguais.Untar 2 fôrmas e colocar a massaque deve atingir a metade daaltura da fôrma. Cobrire deixar crescer por 3 horas.Assar em forno quente.Este pão é uma delicia.
Autora: Cigana Ana Natasha


ARROZ CIGANO
3 xícaras de chá de arroz branco6 xícaras de chá de água2 maças-vermelhas grandes cortadas em pedaços sem casca.250 gramas de passas sem caroço250 gramas de queijo mussarela2 bananas sem casca, cortadas em vertical e fritas no azeite doce1 xícara de açúcar fino misturado com canela em pó.
MODO DE PREPARAR:
Cozinhe o arroz com as passas e açúcar agosto.
Depois deste arroz cozido e frio; coloque em uma forma, ou tabuleiro ou em um pirex.Em camadas a primeira de arroz, depois algumas fatias de banana frita e por cima das bananas um pouco de açúcar com canela em pó; em cima disso tudo algumas fatias de queijo mussarela.
A segunda camada coloque em cima do queijo mais um pouco de arroz, em cima do arroz algumas fatias fina de maçã, em cima das fatias de maça um pouco de açúcar misturado com canela e por cima algumas fatias de queijo.
Repita as camadas, terminando com o queijo mussarela.
Leve ao forno até derreter o queijo e está ai um delicia.



BOLO CIGANO (CIGANOS DE PORTUGAL)
INGREDIENTES:
6 ovos250 grs. de miolo de amêndoa, pelada e ralada250 grs. de açúcar100 grs. de chocolate em pó1 chávena de doce de gilaPara os ovos moles300 grs. de açúcar1,5 dl de água5 ovos inteiros1 gema de ovo1 colher de sobremesa cheia de maizena
CONFECÇÃO:
Unte uma forma redonda e lisa com manteiga, forre o fundo com papel vegetal e torne a untar.Bata muito bem os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa.Envolva bem sem bater, o chocolate, a amêndoa ralada e a gila.Deite o preparado na forma e leve ao forno moderado a cozer cerca de 45 a 50 minutos (este bolo não pode ficar demasiado seco, tem que ficar úmido).Depois de cozido, deixe arrefecer um pouco e desenforme.Depois de frio, barre todo o bolo com os ovos moles.



OVOS MOLES:
Leve ao lume numa caçarola, o açúcar misturado com a água.Deixe ferver cerca de 3 minutos.Retire do lume, e, deite em fio sobre os ovos previamente batidos com a maizena.Leve novamente a lume moderado, mexendo sempre até engrossar.
Sathya Mandir


RECEITA DO MANJAR DE SANTA SARA.Esse Manjar é servido durante a Slava de Sara Kali , no dia 24 de maio.
INGREDIENTES:
- Leite de coco- Açúcar- 1 fava de baunilha- Amido de milho- Coco ralado- Ameixas secas- Claras de ovos- Limão
MODO DE PREPARAR:
Faz-se a receita , misturando os ingredientes e levando ao fogo brando para cozinhar, até que se faça um mingau consistente.Depois disso , colocar numa forma de pudim, deixar esfriar e levar à geladeira até endurecer totalmente.Quando desenformar , bater algumas claras em neve, acrescentando açúcar, caldo e raspa de limão branco.Cobrir todo o manjar e levar rapidamente ao forno pré-aquecido para dourar.Serve-se em seguida.Para oferenda pessoal você deve acrescentar as claras em neve, cobrir com pétalas de flores brancas e levar ao mar, ascendendo as velas de virgem Sara, Santa Maria Salomé e Santa Maria Jacobé.
OBS: O manjar da oferenda deve ser recheado de pedidos de graça .
Sathya Mandir



KOLACO (Pão Cigano)

Como já sabemos o pão é um alimento sagrado.E este pão não deve ser cortado jamais com faca.Deve ser repartido com as mãos entre todos os presentes.Pois é servido pelos Romani nas Slavas ( festas comemorativas em louvor aos Santos) , batizados, casamentos e cerimõnias especiais.
A magia do pão é tão somente a intenção de quem o faz, a sua energia pessoal, por isso na hora de prepara-lo é bom estar com pensamentos bons e puros, pensando somente coisas boas.
É símbolo da vida, da harmonia e da amizade.
INGREDIENTES PARA 3 PÃES.
- 1 quilo de farinha de trigo- 1 litro de leite morno- 50 gramas de fermento para pão- 3 ovos inteiros- 1 colher e meia de manteiga- sal a gosto- manteiga derretida- 1 punhado de Erva-Doce- 1 pouco de Cravo da Índia- Canela em casca.
MODO DE PREPARAR.
Misture a farinha de trigo e o fermento dissolvido no leite morno.Acrescente os ovos e a manteiga, trabalhe a massa, sem sová-la.Acrescente um punhado de cravo da índia e sal a gosto.Deixe descansar coberta com um pano úmido, até crescer.Depois forme três ou mais pães redondos, e coloque para assar em um tabuleiro untado e polvilhado com farinha de trigo. Decore os pães com gravos e canela em casca.Derreta 3 colheres de manteiga e regue os pães. Deixe assar em forno pré aquecido a 250 graus, por 40 minutos.Caso ao final deste tempo ainda não estejam dourados e crescidos, mantenha-os no forno até que fiquem prontos.



Sathya Mandir
BOLO LIBANITZA (CIGANO)
INGREDIENTES:
* 3 e ½ xícaras de farinha de trigo com fermento (controlar)* 2 xícaras de amido de milho* 1 xícara de açúcar refinado* 1 colherinha de essência de baunilha* 3 ovos batidos* 1 xícara de leite* 100g de manteiga em temperatura ambiente
RECHEIO:
* 1 lata de leite condensado* ½ xícara de açúcar* 1 colher de sopa de manteiga* 3 ovos* 1 colherinha de essência de baunilha* 50g de queijo parmesão ralado* 200g de ricota picada* 50g de coco ralado desidratado
Veja a tabela de conversão de medidas.(gramas para xícaras, colheres, etc.)1h 00min 20 porções


BOLOS E TORTAS DOCES
MODO DE PREPARO:
1. Em uma vasilha misture farinha , amido, açúcar, baunilha e abra uma cova, junte a manteiga, ovos batidos e o leite, amasse inicialmente com a colher e depois com a mão até obter uma massa muito macia.
2. Junte mais farinha aos poucos, para ficar com consistência de massa de modelar, meio úmida, levemente grudenta.
3. Coloque em forma de abrir pequena (uns 30 cm de diâmetro).
4. Espalhe a massa no fundo e laterais da forma, até o topo da borda, passe a mão pela farinha que ajuda a espalhar bem.
5. Bata todos os ingredientes do recheio no liquidificador aos poucos.
6. Coloque o recheio na forma sobre a massa.
7. Asse em forno pré-aquecido para dourar, temperatura média/baixa cerca de 40 minutos, vai sair líquida e só depois de fria é que fica em ponto de cortar desenformar e cortar.



Rosaura Fraga
ALCACHOFRAS CIGANAS
INGREDIENTES:
• 7 alcachofras grandes• 2 colheres de sopa de suco de limão• sal
MOLHO VINAGRETE:
• 1 /2 xícara de chá de vinagre• 3 colheres de sopa de azeite de oliva• sal e pimenta do reino• 1 xícara de chá de cogumelos em conserva picados• 1 pimentão grande em tiras• , 3 tomates picados• folhas de alface para decorar
MODO DE PREPARO:
Lave as alcachofras e corte o talo rente à base. Cozinhe em água com limão e sal por 40 minutos. Retire as folhas e a parte fibrosa, conservando apenas o fundo. Misture o vinagre ao azeite, sal e pimenta. Junte, à metade, os cogumelos, pimentão e tomates.
Forre uma travessa com as folhas de alface. Disponha por cima os fundos da alcachofra.
Cubra com o molho misturado aos cogumelos, tomates e pimentão. Regue tudo com o restante do molho vinagrete. Sirva depois de 30 minutos.


RIGO JANCSI
Esta famosa tortilha leva o nome do cigano húngaro Rigo Jancsi que raptara uma princesa por amor. No casamento dos dois, serviu-se a torta em homenagem aos noivos, pois era o doce predileto de Rigo, com o qual presenteava sua amada. O nome Rigo Jancsi significa João Canário.
INGREDIENTES

8 colheres de sopa de manteiga
13 colheres de sopa de açúcar4 ovos1 xícara de chá de farinha de trigo3 colheres de sopa de cacau em pó100 gramas de chocolate em barra4 xícaras de chá de creme de leite sem soro30 gramas de geléia de damasco150 gramas de chocolate meio amargo derretido
MODO DE FAZER
Misture 8 colheres de manteiga e três colheres de sopa da açúcar, até formar um creme.
Bata as quatro claras em neve, com 5 colheres de sopa de açúcar, e junte ao creme.
Depois, acrescente 1 xícara de farinha de trigo e 3 colheres de sopa de cacau em pó.
Estenda a massa numa espessura de cerca de 2 cm e coloque numa assadeira redonda média, coberta com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 220º C. Quando a massa estiver assada, polvilhe sua superfície com farinha de trigo e vire-a, retirando o papel e deixando-a esfriar. Agora, derreta o chocolate em banho-maria. Ferva o creme de leite e espere esfriar. Depois bata-o com 5 colheres de açúcar até o ponto de chantili.
Acrescente ao chocolate quente, aos poucos, batendo sempre para não encaroçar. A seguir, corte a massa em duas partes iguais e uma delas cubra com geléia de damasco e depois com o chocolate derretido. Cubra a outra metade da massa com o chantili misturado ao chocolate. Em seguida, junte as duas metades e cubra a torta com chocolate derretido em creme de leite e guarde na geladeira


ALEX DE OXÓSSI

alexdeoxossi@yahoo.com.br

Fontes pesquisada, fragmentos de textos, fotos, imagens e receitas:

Livro: Ciganos os Filhos Mágicos da Natureza – Rosaly Mariza Schepis
Livro: Rituais e Mistérios do Povo Cigano - Nelson Pires Filho
Revista Espiritual de Umbanda
http://www.google.com.br
http://www.soreceitas.com.br
http://www.espiritogitano.net/
http://portal.portugalmistico.com
http://alma-cigana.blogspot.com/
http://www.freewebs.com/imar_lopes/santasarahkali.htm

Nenhum comentário: