sábado, 23 de agosto de 2008

Alguns Termos que Utilizamos

Atotô: Saudação ritualística ao orixá OMULU.

Axé: Força mágica do terreiro de candomblé, representa a "cobertura"espiritual ou a "egrégora" da casa. Na Umbanda o termo foi incorporado tendo o mesmo significado.

Banda: Termo proveniente do quimbundo MBANDA (preceito, fundamento religioso). No Brasil, passou a designar um ritual praticado por uma facção , por um grupo dissidente. É interessante observar que a palavra sânscrita BANDH quer dizer: laço, vínculo e também religião

Beijada: Nome dado no Brasil, às entidades que se apresentam sob aforma de crianças. São, conforme a crença geral, nos cultos afro-brasileiros e na Umbanda, as falanges dos Orixás gêmeos africanos

IBEJI.BEIJIS: Corruptela de IBEJI, Orixás gêmeos africanos que correspondem, no sincretismo afro-brasileiro, aos santos católicos Cosme e Damião.

Caboclo: Termo que se designa, em cultos afro-brasileiros e principalmente na Umbanda, entidades que se apresentam sob a formade indígenas brasileiros.

Cacarucai: Termo muito usado nos terreiros para designar a pessoa (encarnada ou desencarnada) muito idosa. É usada a forma CACARUCAIA, quando se trata de feminino. Usan-se também as formas CACURUCAI e CACURUCAIA.

Calunga pequena: Cemitério

Calunga Grande: Praia

CAÔ CABECILE: Saudação ao Orixá Xangô. Infelizmente muitos terreiros usam "caô cabecinha", o que é totalmente errado.

Demanda: Palavra muito usada na Umbanda, para designar disputa,questão, briga, desentendimento.

Dois Dois: Nome pela qual são designados os santos católicos Crispim e Crispiliano; também são assim designados os santos Cosme e Damião. Orixá africano IBEJI. Falange das crianças, na Umbanda.

Falange: Em Umbanda, é uma sub divisão de LINHA, onde se agrupam
entidades em número incalculável, subordinados a um guia chefe.

Fundamento: Base, razão de ser. É comum ouvir-se : Umbanda tem
fundamento".

Guia I: Entidade espiritual de grande elevação, luminosidade e evolução que "baixa" nos médiuns, nos terreiros de Umbanda, para fazer a caridade.

Guia II: Colar feito de conchas, contas, sementes, pedras ou metais,utilizados nos terreiros de Umbanda e dos cultos afros-brasileiros,pelos médiuns ou pelas entidades, como ponto de fixação de forças,proteção ou distintivo.

Lavagem de cabeça: Cerimônia iniciática tradicional dos cultos afro-brasileiros, também muito usada nos terreiros de Umbanda. Faz parte da preparação ou "feitura de cabeça" do médium.

Macumba: Instrumento músico de percussão dos negros.

Macumbeiro: Aquele que pratica a macumba, ou seja, que toca o instrumento ou aprecia seu toque. Com o passar dos anos, as sessões em si passaram a ser chamadas de chamadas de "macumba" (errado). Despachos passaram a ser chamados de macumba (pelos totalmenteleigos o que é errado). O termo vou à macumba até poderia ser usado,se fosse no sentido de apenas ir ouvir o toque dos instrumentos.

Banda: Esse termo vem da palavra em Quimbundo(dialeto angolano) MBANDA, e signica preceito ou fundamento religioso.Devido a uma palavra sânscrita BANDHA, pode significar laço, vínculoou religião. Na Umbanda essa palavra é usada mais com esses últimos significados.

Bater cabeça é um ato de profundo respeito, uma forma de saudação que se faz ao pé do Gongá e do Zelador ou Zeladora de santo.

Breve: Amuleto usado por dentro da roupa ou dentro de bolsas,carteiras, etc, para proteção.

Cambono: Nome dado a pessoa que atende as entidades incorporadas.Pode ser chamado também de Cambondo.

Camutuê: O mesmo que cabeça.

Fechar a Gira: O mesmo que ENCERRAR OS TRABALHOS EM UM TERREIRO.ENCERRAR A SESSÃO.

Feitiço: Feitiço é o mesmo que ENCANTAMENTO.

Firmar Ponto: É o ato de um Guia ou Entidade riscar seu ponto de
identificação.

Fundanga: É o mesmo que PÓLVORA.

Gongá: Altar de Umbanda.

ARUANDA: Local do plano espiritual onde habitam guias q orixás que trabalham na umbanda.

Jurema: Local que fica em Aruanda, como se fosse um bairro de lá,onde ficam os caboclos.

Amassi ou Amaci: Líquido preparado de folhas sagradas, maceradas em água, deixando repousar durante sete dias. É destinado a banhar a cabeça dos médiuns. As folhas são do orixá chefe do templo e as de Ossain.

Capangueiro: Termo usado no sentido de companheiro.

Cavalo: Pessoa que serve de suporte para os orixás ou entidades. É o médium.

Cazuá: Terreiro, Templo, Local.

Descarregar: Livrar alguém de vibrações maléficas ou negativas.

Gira ou Engira: Sessão religiosa, com cânticos e danças para cultuaras entidades espirituais.

Macaia: Folhas sagradas. Local das matas onde se reúnem os terreiros.

Patuá: Amuleto que se leva pendurado ao pescoço ou pregado na roupa. Antigamente eram saquinhos de couro ou de pano, com boca amarrada com cordão metálico, junto a uma conta de vidro da cor da divindade protetora. Atualmente são de forma quadrada ou retangular, em couro natural ou sintético, mas cores rituais, contendo Figas de Guiné,Búzio, Estrela de Salomão, etc; ou pedaços de ervas as vezes orações.

PA =erradicar doenças, antídoto,
TU = propiciar,
WA =viver, existir (viver, sem doenças).

Ponto Riscado: Desenho formado por um conjunto de sinais cabalísticos, que riscado com pemba ajuda a chamar a entidade ao mundo terreno. Quando riscado pelo médium incorporado identifica a entidade.

Alguidar: Vasilha de barro onde se coloca comida votiva.

Agô: Pedido de Licença.

Egun: Nome genérico que se dá aos espiritos desencarnados. Isto é, espirito dos mortos.

Atibaia: TERMO USADO POR EXUS PARA SE REFERIR A ÁGUA.

AZUDO OU ASUDO: TERMO USADO POR EXU PARA DEFINIR ANJO-DA-GUARDA

GRANDE TUPÃ: TERMO USADO POR CABOCLOS PRA OXALA

ZAMBI: DEUS PARA OS PRETOS VELHOS

Fios de conta / Guias: São os colares feito de linha de nylon e missangras com as cores do orixá (pai e mãe) da pessoa que vai usar. Geralmente na inicialização usamos apenas um "fio de conta" branco,que é de Oxalá.

MENGA: Termo usado pelos Exus que significa "SANGUE".

O ponto riscado: É o ponto de força da entidade. Quando a pemba risca um ponto, Ela esta determinando e mandando algo. Seja firmar energias, ordenar trabalhos, etc.

Axogum :literalmente, o possuidor do axé de Ogum: designado ao corte de animais e outras coisas afins...

ORÍKÌ são versos, frases ou poemas que são formados para saudar(homenagear) o orisa referindo-se a sua origem, sua ancestralidade,´suas histórias (Itan). Os Oríkì são feitos para mostrar grandes feitos realizados pelo ORISA. Porém para entendermos bem o significado desses Oríkì, devemos ter bons conhecimentos no dialeto yorubá.

ÀDÚRÀ - É a reza de súplicas, dos pedidos.

OFÒ - Rezas de encantamento.

ORIN - Cânticos, cantos ou mesmo as cantigas.

coco - cabeça

camutuê - cabeça

ori - cabeça

indáia - mulher

marafo - cachaça

marafa - cachaça

oti - cachaça

toco - banco (para sentar)

pito - cigarro, cachimbo

sebo - vela

pavio - vela

luz - vela

macaia - ervas, matas

pataco - dinheiro

akué - dinheiro

jimbo - dinheiro

trabucar - trabalhar

trabucadô - trabalhado

perna de calça - homem

rabo de saia - mulher

canela preta - polícia

casa grande - cemitério

casa santa - cemitério

campo santo - cemitério

akikó - galo

roupa branca - médico

fío - filho

fromoso - formoso, bonito, bem

pato - prato

oberó - alguidar

menga - sangue

ejé - sangue

careta - retrato, fotob

utuca - olho

escrevedô - lápis, caneta

riscadô - pemba

coroa - cabeça

porrete - bengala

cuia - cambuca feita de casca de coco

coité - cambuca feita de cabaça

curiá - bebida (café, vinho, cachaça...)

moca (ô - som fechado) - café

moco/moca (ô - som fechado) - surdo/surda

moca (ó - som aberto) - cascudo

faladô - falar, telefone

corre-corre - carro

calunga pequena - cemitério

calunga grande - mar

lua - mês

lua grande - anoe

ncruza - encruzilhada

azeite doce - azeite de oliva

curumim - criança

pitadô - cigarro, cachimbo, charuto

congá - altar

Omim - água

Mijo de égua - Cerveja

Pé de borracha - carro (tb)

Água de cheiro - Alfazema (geralmente)

Melado - mel

Hora grande - Depois da meia noite

cavalo - médium

aparelho - médium

dumba - esposa, mulher

mãe-d'água - Yemanjá, Oxum

fazer pensadô - pensar

cacura - velho, velha

cunhã - moça

cangira - sessão

canjerê - sessão

gira - sessão

engira - sessão

camarinha - feitura simplificada, diferente da do Candomblé.

padrinho/madrinha - uma das formas que alguns chamam o pai ou mãe-de-santo

Toco pode ser usado para designar vela, e

bango para designar dinheiro.

E burro para designar médium.

Caboclo pode chamar de Capangueiro se referindo ao exu ( da mesma coroa).

Pólvora pode denominar tuia (além de fundanga).

pau de cabaré - cigarro ou cigarrilha (usado pelas bombogiras).

Nenhum comentário: