Na Umbanda, Oxalá representa o mais alto na hierarquia dos Orixás, tendo como contra parte nosso Mestre Jesus, o médium supremo.
Nos pontos riscados é representado por uma estrela de cinco pontas.
Como Orixá na Umbanda, Oxalá se apresenta sob três formas:
OXAGUIAN: o Oxalá Menino, que é sincretizado com o Menino Jesus de Praga.
OXALUFAN: o Oxalá Velho, sincretizado com Jesus no Monte das Oliveiras.
OXALÁ: sincretizado com Jesus Cristo.
Tanto na Umbanda quanto no Candomblé é de Oxalá a tarefa de criação da Humanidade.
Por isso a equivalência a Jesus, manifestação máxima de Deus trino: Pai, Filho, Espírito Santo.
Além de responsável pelo molde dos primeiros seres humanos na Terra, é considerado também o criador da cultura material.
Oxalá é representado nos Congas por Jesus e é a autoridade suprema na Umbanda.
É ele quem ordena aos Orixás que venham ajudar seus filhos por meio dos Guias e Mensageiros que vêm em Terra.
Sua imagem é a de Jesus Cristo, sem a cruz e sua cor é branca.
Oxalá é considerado o Orixá maior na Umbanda, porque é capaz de atuar em todos os elementos e vibrações através dos outros Orixás.
Éter e Luz: são o elementos e a força da Natureza correspondentes à Linha de Oxalá.
Dia da Semana: Sexta-feira.
Vibração: atua no chacra coronário.
Cor: Branca, com raios dourados.
Cores da Guia: Contas brancas leitosas.
OXALÁ NOS CULTOS AFRO-BRASILEIROSO
Mais importante e elevado do Panteão lorubá; foi o primeiro Orixá criado por Olorum (O Deus supremo).
É um dos Orixás Fun-Fun (da corbranca).
São muitas as suas lendas e extensa sua origem e história na África.
No Brasil, são mais conhecidos Oxalufan "o velho" e Oxaguian "omoço".
Na sua forma "guerreira", Oxalá carrega uma espada, cheio de vigor e nobreza; na condição de velho e sábio, curvado pelo peso dos anos, é uma figura nobre e bondosa que carrega um cajado, o Opaxorô,de forte simbologia, utilizado para separação do Orun (o Céu) e oAyié (a Terra).
No Brasil é o mais venerado e sua maior festa é uma cerimônia chamada "Águas de Oxalá", que diz respeito à sua lenda dos sete anos de encarceramento, culminando com a cerimônia do "Pilão de Oxaguian", para festejar a volta do Pai.
Esse respeito advém da sua condição delegada, por Olorum, da criação e governo da Humanidade.
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OXALÁ
Os filhos de Oxalá são pessoas tranqüilas, que tendem à calma até nos momentos mais difíceis. São amáveis e pensativos, mas não costumam ser subservientes.
São articulados, reservados e às vezes muito teimosos, sendo difícil convencê-los de que estão errados na resolução de um problema.
Em Oxalufan, o Oxalá mais velho aparece com a tendência para o debate e a argumentação.
A LENDA AFRICANA
Orixalá ou Obatalá foi encarregado por Olorum de realizar uma grande e importante tarefa: a da criação do mundo.
Para isso, recebeu de Olorum o "Saco da Criação".
Mas antes de iniciar sua viagem para o cumprimento da missão era necessário que Oxalá realizasse oferendas para Bará.
Mas, com seu caráter um tanto orgulhoso, não o fez.
Iniciou então sua caminhada, e, ao chegar à porta do além, encontrou Exu-Bará, fiscal das comunicações entre os dois mundos.
Ao saber queo Grande Orixá não havia feito as oferendas, fez com que ele sentisse muita sede durante a caminhada.
Oxalá não teve outra saída senão tomar o líquido refrescante que escorre do dendezeiro - o vinho de palma.
Com isso ficou bêbado, perdeu o rumo e adormeceu.
Veio então Odudua, criado depois de Oxalá, e, vendo-o adormecido, roubou-Ihe o Saco da Criação e levou até Olorum, que disse: "Vá você Odudua, vá e crie o mundo".
Odudua encontra uma grande extensão de água e deixa cair o conteúdo do Saco da Criação - a terra; formou-se um monte que ultrapassou as águas.
Odudua colocou sobre o monte deterra uma galinha de cinco patas, que espalhou a terra sobre as águas.
A terra foi se alargando cada vez mais criando a cidade dellê-lfê.
Quando Oxalá acordou e não encontrou o Saco da Criação procurou Olorum, que o castigou proibindo-o de beber vinho de palma e usar azeite de dendê.
Como consolo, ordenou-lhe que moldasse no barro o corpo dos seres humanos, sobre os quais Ele, Olorum, sopraria avida.
Texto e pesquisa: Virgínia Rodrigues
Base de consulta: www.auxiliadora.org.br
Fonte: Revista Espiritual de Umbanda – Nº 12
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