segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ciganos na Umbanda

Poucos tiveram contacto com os maravilhosos Ciganos do Povo do Oriente.

O Povo do Oriente nos abençoa com a presença de espíritos de diferentes culturas.

Tal e qual os Ciganos da Terra, os do espaço tem idiomas diferentes, não só o espanhol (o mais conhecido), e Clãs diferentes mostram diferentes hábitos e alimentos.


Para realizarmos uma festa que homenageie os ciganos precisamos estar atentos aos ciganos que trabalham na Casa Espiritual.

Consulta-los para montar uma mesa que possa expressar nosso carinho e retribuição pelos trabalhos que realizam durante o ano.


Sabendo que a padroeira dos ciganos é Santa Sara, e seu dia de homenagem é 23 e 24 de maio, a figura central da mesa é a imagem dela que deve ser acompanhada do munro, pão com sal e uma vela azul.

As frutas frescas ou secas participam com o simbolismo de cada uma delas.

Os ciganos dizem que o sabor adocicado das frutas está ligado a um bom destino.

Por isso, têm o costume de comer frutas e alimentos derivados delas, assim como beber vinhos licorosos ou tomar banhos regados a açúcar e mel para atrair sorte e quanto mais doce for a fruta melhor.



Significados de Algumas Frutas em Rituais


Romã: é uma fruta bastante antiga, usada em chás e essências como atrativo de dinheiro e felicidade. Se utilizada em banhos ou talismãs, garantem fertilidade.


Damasco: afrodisíaco, é originário de paises mediterrâneos. A cor laranja-vivo traz vitalidade e fortalece a energia sexual. Os ciganos costumam transformá-la em óleo aromatizante para incrementar o sexo


Melancia: tem a ver com a prosperidade, abundância (representada pelas sementes) e fertilidade (por causa da cor de seu interior)


Morango: também bastante empregados nas poções de amor. A cor vermelha e o sabor marcante fornecem energia necessária para fisgar o coração do amado. Ainda é usado para curar males como a desilusão amorosa.


Figo: potente estimulante sexual, ainda usado para combater depressão e falhas na memória e ansiedade.


Pêra: uma das frutas prediletas dos ciganos. Está ligada à imortalidade e à boa saúde. Também traz prosperidade, por causa da cor amarela.


Uvas: simbolizam a amizade e a prosperidade. Os povos ciganos costumam comer doze uvas no Reveillon - uma para cada mês do ano - é tradição se sua própria cultura, assim como o hábito de enfeitar a mesa de Natal com frutas secas.


Maçã: está presente em todos os rituais ciganos, que incluem essa fruta vermelha em perfumes, banhos, óleos e poções. Nas festas de casamento as mesas devem ser enfeitadas com maçãs, que simbolizam o amor e a paixão.

Um comentário:

Anônimo disse...

1Pense no amor que tenho pelos ciganos, é incontrolável. Se merecer pederia a DEUS entre outras coisas, anoitecer - dormir e despertar em um acapamento.Povo valente e de personalidade. Mesmo encarnados conseguem ser livres em um planeta de provas e desafios.Você nunca verá uma criança ou um velho cigano abondonado. Viva o povo das estrêlas.