quinta-feira, 15 de abril de 2010

MESTRE ZÉ PILINTRA

Sobre o Zé Pilintra, existem várias histórias contadas de boca em boca, tão cheias de ousadia e mistério quanto as de outros mitos. Na Umbanda ele se manifesta tanto na direita como na esquerda (exus).

Na direita ele vem na linha de baianos e até nas de pretos velhos, fuma cigarro de palha, bebe batida de coco, pinga coquinhos, cerveja ou simplesmente cachaça, sempre com sua tradicional vestimenta. Calça Branca, sapato branco (ou branco e vermelho), seu terno branco, sua gravata vermelha, seu chapéu branco com uma fita vermelha ou chapéu de palha e finalmente sua bengala.


Gosta muito de ser agradado com presentes, festas, ter sua roupa completa, é muito vaidoso, os Zé Pilintra , tem duas características marcante:


Uma é de ser muito brincalhão, gosta muito de dançar e festeja. Outra é ficar mais sério, parado num canto assim como sua imagem, gosta de observar o movimento ao seu redor mas sem perder suas características.


Agora quando ele vira para o lado esquerdo, a situação muda um pouco, em alguns terreiros ele pede uma outra roupa, um terno preto, calças e sapatos também pretos, gravata vermelha e um chapéu preto com fita vermelha, fuma charutos, bebe marafo, conhaque, cerveja e uísque, até muda um pouco sua voz.


Seu ponto de força é na porta do cemitério, beira mar (estrada, ruas e caminhos alinhados com o mar), pois ele trabalha muito com as almas, assim como é de característica na linha dos pretos velhos e exus.


Sua imagem fica sempre na porta de entrada no terreiro, pois ele é quem toma conta das portas, das entradas, etc... É muito conhecido por sua irreverência, suas guias pode ser de vários tipos, desde coquinhos com olho de cabra até vermelho e preto, vermelho e branco ou preto e branco.


visualizar o perfil de PAI ROBERTO: http://www.orkut.com.br/Profileuid=221089392662741765&mt=2

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande mestre ze pilintra devo muito a ele