segunda-feira, 18 de julho de 2011

ORAÇÕES CIGANAS

ORAÇÃO CIGANA DO AMANHECER



Oração Cigana do Amanhecer


Salves o Sol, a natureza, o Orvalho da Manhã !


Salves Deus todos Poderoso,


que me dá a felicidade de tomar a benção de toda a Natureza.


Salve o Vento, o Sol, a Chuva, as Nuvens, as Estrelas e a Lua !


Salves as forças das Águas, a Terra, a Areia e o Solo fértil !


Que belo seja seu remédio !


O Pão que parto à mesa, seja multiplicado !


O trigo que trago comigo, seja minha propriedade.


O Universo me abrace.


E que os quatro elementos: Terra, Água, Fogo e Ar,


me dêem as forças necessárias para todas as dificuldades de minha vida.


Meus caminhos sejam abertos, hoje e sempre,com toda a pureza dos Elementais e dos Anjos Mensageiros de Deus

Amém






PRECE DOS CIGANOS

Pelos sagrados espíritos ciganos


Pelo sangue


Por esse povo injustamente derramado


Ninguém perturbará meu espírito.


Pelos 7 caminhos percorridos por esse povo


Ninguém nenhuma força trancará meus caminhos.


Pela alma cigana, pelo poder de Jesus, pela minha fé serei vencedor.


Todos os meus sonhos são belos


Todos serão realizados


Prosperidade, Paz, Harmonia e Felicidade.






PRECE CIGANA KATSHIMOSHY


(fazer pela manhã, a céu aberto)






OH JESUS! EU TE AGRADEÇO POR ESTE DIA E POR ESTA NOVA MANHÃ... AJUDE-ME A ENCONTRAR AS PESSOAS QUE DEVO, A OUVIR AQUELAS COM QUE QUERES QUE ME COMUNIQUE... MOSTRE-ME COMO AJUDA-LAS OU COMO RECEBER ALGUMA COISA QUE TENHAM A DAR...AJUDE-ME A SER UM AUXILIO, UMA BENÇÃO AOS MEUS... A ORDEM DIVINA TOMA CONTA DE MINHA VIDA, HOJE E TODOS OS DIAS...A MINHA VIDA É COMANDADA DE FORMA DIVINA E TUDO O QUE EU FIZER IRA PROSPERAR... O AMOR DIVINO ME CERCA, ME ENVOLVE E ME PROTEJE E EU CAMINHO EM PAZ, SEMPRE QUE MINHA ATENÇÃO FOR DESVIADA DO QUE É BOM E PRODUTIVO, EU A TRAREI DE VOLTA PARA A CONTEMPLAÇÃO DO QUE FOR ADMIRAVEL E DE BOA FAMA! SOU UM ÍMÃ MENTAL E ESPIRITUAL, ATRAINDO TODAS AS COISAS QUE ME FAZEM PROSPERAR... HOJE EU VOU ENCONTRAR UM ENORME SUCESSO EM TODAS AS MINHAS TAREFAS... HOJE EU SEREI FELIZ O DIA TODO!!! SALVE DEUS!!!






ORAÇÃO PARA A CIGANA


És uma linda flor que desabrocha no amanhecer


és um espírito de luz


És a lua que clareia nossas mentes para que possamos


dar um conselho na hora certa.


És o espírito que nos dá força para superarmos todos os nossos obstáculos


É a estrela brilhante que ilumina nossas vidas neste planeta Terra.


És um espírito maravilhoso que à noite vigia nossos sonhos,


Impedindo a aproximação de espíritos maléficos


Cigana, com tuas fitas coloridas, estás sempre transmitindo a força do arco-íris.


Sempre que o aflito te invocar, possa transmitir-lhe a energia da paz, da harmonia e da consolação.


Que, ao olhar a chama de uma vela, possa sentir a tua presença.


Que, ao tocar um cristal, possa sentir a tua energia positiva.


Que, ao sentir o aroma de violetas, possamos sentir que estás nos confortando.


Cigana cobre-nos com tua saia colorida, escondendo-nos dos invejosos e mostrando a eles que o caminho não é esse.


Cigana encantada, que nesta hora possamos sentir segurança, paz e felicidade.


Com teu encanto, encanta coisas boas para que os nossos caminhos não tenham obstáculos.


Desencanta todas as perturbações que existam nos lares


Cigana, cura aqueles que estejam doentes do espírito, da alma e da matéria.


Com o poder do Pai-Sol


Com o poder da Mãe-Terra


Nós te pedimos que nossos pedidos sejam atendidos.


Por Santa Sara, a padroeira dos ciganos,


e por todos os espíritos ciganos que viveram e sofreram nesta Terra,


Nesta corrente de fé, Cigana.






PARA DEMONSTRAR ARREPENDIMENTO


alma cigana, que para muitos pode parecer insensível em função de seus hábitos e de sua cultura, na verdade em nada difere da alma de todos os demais povos.



Como eles, os ciganos também se arrependem e não se envergonham de confessar isso a Deus, orando na forma de um trecho de Jó 42, 1-6:



"Bem sei que tudo podes, meu Deus, e nenhum de teus planos pode ser frustrado. Quem seria tolo de ignorar tal conselho? Na verdade, falei do que não entendia e pequei contra coisas maravilhosas demais para mim, que nada entendia .Escuta-me, pois! Eu te perguntarei e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas meus olhos queriam duvidar, porque não sabiam das coisas maravilhosas que não viam. Por isso me abomino, meu Deus, e me arrependo no pó e na cinza."




PARA ESCOLHER UM CAMINHO NA VIAGEM

Embora se diga que em seus momentos de hesitação os ciganos sempre tomavam o caminho da direita, na realidade eles o faziam após uma consulta a Deus e nem sempre tomavam o caminho da direita.



Diante de qualquer dilema, fosse a escolha do melhor caminho numa viagem ou a respeito da melhor decisão a ser tomada num assunto familiar, os ciganos costumavam buscar essa resposta acendendo uma fogueira no centro de um círculo de pedras e orando conforme Sl 25, 4-5:

 
"Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos! Ensina-me as tuas veredas! Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação a quem eu espero todos os dias das minha vida."
 http://anastaciabenvinda.portalcen.org/cigana/02E.htm




Oração Cigana - PARA AFASTAR TENTAÇÕES


Como qualquer mortal, os ciganos estão também sujeitos às tentações do demônio e de todos os seus enviados, diligenciando no sentido de manter essas entidades afastadas.



Para isso, valem-se de uma oração que se encontra copiada num pedaço branco de papel, levado em suas carteiras ou bolsas. Alguns até mandam plastificar para melhor conservação. É um trecho da Epístola de Tiago às Doze Tribos, capitulo 1, versículos de 12 a 15:

 
"Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação, porque depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu a todos os que o amam. Ninguém, ao ser tentado, diga: sou tentado por Deus, porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Pelo contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando é atraído e seduzido por ela. Então a cobiça, após conceber, gera o pecado e o pecado, uma vez consumado, gera a morte."



Observação: Esta mesma oração, curiosamente, os ciganos recomendam que aqueles que fizeram negócios com eles leiam, quando se sentirem enganados.



http://anastaciabenvinda.portalcen.org/cigana/02E.htm






PARA CULTIVAR O SENT. DE HONRA


A honra para um cigano é algo acima de qualquer discussão. Em seu rígido código, mesmo um roubo justificado encontra respaldo no sentimento de honra. Sua habilidade em negociar usa todos os argumentos contra a das outras pessoas, mas enganar não é uma arte cigana, mas uma conseqüência disso.



O que o cigano abomina é a maldade gratuita, o logro contra o inocente, a injúria e a difamação. Por isso, entre as lições que são transmitidas aos seus filhos, desde a mais tenra idade, encontra-se a oração diária tirada do Salmo 15, como se segue:



"Quem habitará teu templo, meu Deus? Quem há de viver contigo no Céu? O íntegro de coração, o que pratica a justiça e fala a verdade com o próprio coração? Que não difama nem faz mal ao próximo? O que não lança injúria contra o seu irmão e que despreza o herege, louvando os que temem a ti? O que jura com sinceridade, não pratica a usura e não aceita suborno contra o inocente? Quem assim procede, habitará contigo, segundo os teus desígnios."

 
http://anastaciabenvinda.portalcen.org/cigana/02E.htm






Oração Cigana - PARA ENFRENTAR PERSEGUIÇÕES



O conceito de perseguições é muito bem conhecido pelos ciganos que, ao longo de todos esses séculos, enfrentaram situações de intolerância por todo o mundo.



Algumas mais violentas, outras mais veladas, mas todas terrivelmente angustiantes e marcantes para esse povo. Além da persistência quase teimosa e da perseverança, o contato com a fé cristã deu-lhes os argumentos para superar essa situação e uma oração muito conhecida para esses momentos é a seguinte, tirada de Mt 10, 17-23:



"Acautelai-vos dos homens, porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas prisões. Sereis levados à presença de governadores e de reis, para serdes interrogados. E quando vos interrogarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar. Deixai por conta de Deus, que Ele falará por vós. Um irmão entregará à morte outro irmão e o pai ao filho; filhos haverá que se levantarão contra seus pais e lhes decretarão a morte. Sereis odiados por causa de vossa raça, mas aquele que perseverar até o fim, será salvo. Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Porque em verdade vos digo que não ireis sozinhos: o Filho do Pai estará convosco."
Observação: Esta oração era proferida pelo mais velho ancião da caravana, quando esta se dispunha a partir para uma nova viagem.
http://anastaciabenvinda.portalcen.org/cigana/02E.htm


Nenhum comentário: