sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sobre YANSÃ



Elementos: Ar em movimento, Fogo


Domínios: Tempestades, Ventanias, Raios, Morte


Saudação: Epahei!


Sincretismo Religioso: Santa Bárbara


A tempestade é o poder manifesto de Iansã, rainha dos raios, das ventanias, do tempo que se fecha sem chover.


Iansã tornou-se mulher de quase todos os orixás.


Algumas passagens da história de Iansã relacionam-na com antigos cultos agrários africanos ligados à fecundidade, e é por isso que a menção aos chifres de novilho ou búfalo, símbolos de virilidade, surgem sempre nas suas histórias.


Iansã é a única que pode segurar os chifres de um búfalo, pois essa mulher cheia de encantos foi capaz de transforma-se em búfalo e tornar-se mulher da guerra e da caça.



Características dos filhos de Iansã / Oyá


Para os filhos de Oyá, viver é uma grande aventura.


Enfrentar os riscos e desafios da vida são os prazeres dessas pessoas, tudo para elas é festa. Escolhem os seus caminhos mais por paixão do que por reflexão.


Em vez de ficar em casa, vão à luta e conquistam o que desejam.


São pessoas atiradas, extrovertidas e directas, que jamais escondem os seus sentimentos, seja de felicidade, seja de tristeza.


Entregam-se a súbitas paixões e de repente esquecem, partem para outra, e o antigo parceiro é como se nunca tivesse existido.


Isso não é prova de promiscuidade, pelo contrário, são extremamente fiéis à pessoa que amam, mas só enquanto amam.


Estas pessoas tendem a ser autoritárias e possessivas; o seu génio muda repentinamente sem que ninguém esteja preparado para essas guinadas.


Os relacionamentos longos só acontecem quando controlam os seus impulsos, aí, são capazes de viver para o resto da vida ao lado da mesma pessoa, que deve permitir que se tornem os senhores da situação.


Os filhos de Oyá, na condição de amigos, revelam-se pessoas confiáveis, mas cuidado, os mais prudentes, no entanto, não ousariam confiar-lhe um segredo, pois, se mais tarde acontecer uma desavença, um filho de Oyá não pensará antes de usar tudo que lhe foi contado como arma.


O seu comportamento pode ser explosivo, como uma tempestade, ou calmo, como uma brisa de fim de tarde.


Só uma coisa o tira do sério: mexer com um filho seu é o mesmo que comprar uma briga de morte.

Nenhum comentário: